Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros
Estado: Goiás
Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek.
Localizada no Nordeste de Goiás, próximo à Brasília, a Chapada dos Veadeiros guarda a maior porção de cerrado contínuo do mundo, garantindo a preservação da sua especial biodiversidade. Encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions e riachos. Conhecida também como Berço das Águas, seus imensos paredões brotam as nascentes de águas cristalinas que compõe as principais bacias da América do Sul.
Toda região fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico do continente, formado a quase 2 bilhões de anos. O bioma Cerrado é um mosaico de chapadas e vales com várias formações vegetais distintas que possuem uma excepcional riqueza biológica, sendo considerada a savana de maior biodiversidade do mundo. Um grande número de frutas, plantas com propriedades medicinais e diversas espécies de animais são encontrados somente nestas regiões.
- 03 noites de hospedagem na Chapada dos Veadeiros;
- Transfers aeroporto / hotel / aeroporto;
- Passeios conforme itinerário (cachoeiras Santa Bárbara, Capivara, Couros e Loquinhas).
- Passagens aéreas não estão incluídas no valor;
- Refeições (exceto quando especificadas como incluídas);
- Tudo que não estiver devidamente especificado como incluído.
1º dia (quinta-feira) - aeroporto Brasília | Alto Paraíso
Recepção no aeroporto de Brasília à noite, até às 19h. Traslado de Brasília para Alto Paraíso (230 km). Acomodação na pousada escolhida, pernoite.
2º dia (sexta-feira) - Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Capivara
Após o café da manhã, deslocamento de 90 km até o município vizinho de Cavalcante. Visitaremos o Engenho, a 25 km de Cavalcante, parte do sítio histórico Kalunga, antigo quilombo de escravos refugiados da Bahia que foram descobertos na década de 70. Visitaremos o principal atrativo natural da comunidade Kalunga, Santa Bárbara com 30m de altura, um belo rio de águas verde esmeralda com grandes piscinas. Após a Santa Barbara, vamos conhecer mais um atrativo da comunidade Kalunga. A cachoeira formada pelo rio Capivara, quando despenca pelo incrível cânion da Capivara, no inicio do vão das Almas, a principal região da comunidade Kalunga. Faremos uma caminhada curta, por uma trilha com trechos íngremes. Visitaremos uma bela piscina de água verde esmeralda, onde cai a cachoeira Capivara de um lado e a cachoeira do córrego Tiririca. Almoço preparado especialmente pelos Kalungas na vila Engenho no fim da tarde. Retorno para Alto Paraíso, pernoite.
3º dia (sábado) - Cachoeira dos Courosocas
Após o café da manhã, faremos um deslocamento de 57 km em direção Oeste. Visitaremos este dia um dos mais impressionantes complexos da Chapada, as Cataratas dos Couros. Após 1h30 de estradas off road, faremos uma caminhada de aproximadamente 1,5 km margeando o Rio dos Couros até o início das quedas, onde o rio despenca em várias etapas em um grande cânion com aproximadamente 300m de desnível formando um festival de cachoeiras e piscinas. Desceremos por uma das margens do rio até uma parte do desnível, onde é possível avistar as quedas acima e abaixo. Almoço preparado especialmente para o grupo no local. Retorno para Alto Paraíso no final do dia.
4º dia (domingo) - Cachoeira das Loquinhas | aeroporto de Brasília
Após o café da manhã, deslocamento de 08 km até as cachoeiras das Loquinhas. Passarela de madeira suspensa com 1.5km em meio à mata ciliar de galeria. Visitaremos 07 poços de águas cristalinas de tom azul-turquesa. Retorno para pousada às 11h30 - check-out. Almoço de despedidas em Alto Paraíso. Traslado para o aeroporto de Brasília. Fim dos nossos serviços - Marcar voos após as 18h.